11.7.17

[Resenha] O Último dos Guardiões - Insurreição


Autor (a): João Paulo Silveira
Editora: Clube de Autores
Ano: 2014
Lido em: maio de 2017
Nº de páginas: 406
Onde Comprar: Clube de Autores
Livro recebido em parceria com o autor

 Um Reino em paz...
 A sociedade é governada por um conselho igualitário...
 As guerras há muito tempo terminaram...
 Mas quando a cobiça pelo poder fala mais alto... Eclode uma batalha sangrenta, como nenhuma outra antes.
 Uma guerra que durara vinte anos fora vencida por um feitiço arcano, libertando um mal hediondo na terra. Milhares de vidas foram sacrificadas para que a ânsia de poder de alguns fosse saciada. Uma cidadela fora erigida para treinar novos guerreiros e fazer frente à ameaça.
 Após anos de batalha um guardião veterano acredita que poderá enfim deixar a frente de batalha, mas um acordo doentio destrói suas esperanças.
 Conseguirá este guardião se reerguer, combater o poder instituído e ainda ajudar seu povo a erradicar os exércitos infernais?
INSURREIÇÃO é protagonizado por Galaniel que diga-se de passagem é um grande homem tanto na estatura como no espírito. No mundo criado pelo autor João Paulo Silveira, as pessoas são dividas por castas que desempenham papéis fundamentais no campo de batalha contra as forças de um mal chamado Balkatar.
 É fácil gostar de Galaniel e ele se mostrou um personagem que não teme morrer, que defende os indefesos, que é fiel e honra o que promete; é o primeiro a se sacrificar para salvar os seus amigos. Mas ele não é perfeito, é um herói que tem fraquezas. A sua liderança é louvável e mesmo o achando em algumas ocasiões um porre foi um personagem que gostei bastante de acompanhar.
 Cada integrante do grupo conhecido pelos Oito tem características próprias e anseios, juntos formam um grupo completo, forte e inesquecível. Entretanto, senti falta de uma abordagem do passado de cada um deles, de fazer um retrospecto das suas vidas, vi muito enfoque em Galaniel e pouco nos outros, mas é compreensível visto que esse é o primeiro livro de uma série.
 Com narrativa em terceira pessoa, INSURREIÇÃO possui uma escrita fácil de ser compreendida, mas que em vários pontos se devaneia seja na descrição das batalhas como no detalhamento de cenários. Isso não impede o brilho que a obra tem para o gênero da fantasia medieval nacional.
  A questão das castas no Reino de Kor é um ponto extremamente realista para o enredo pois suas rixas demonstram o quanto a humanidade é imperfeita até na ficção.
 Uma dificuldade que senti na leitura foi em aceitar o Deus que tantos personagens louvam. Associei o tal Deus ao do cristianismo, mas só perto do fim do enredo que compreendi a definição dele no reino de Kor.
 Há um mapa logo no começo da obra que torna fácil nos situar no reino e por onde nosso protagonista passa. Acredito que mapas são itens fundamentais em fantasias medievais e agradeço pelo autor João Paulo ter tido esse cuidado.
 Possuo a 1ª edição da obra. Logo, desconsiderei as diversas estruturações confusas dos diálogos que me rende alguns momentos tentam entender quem falava o quê.
 A fonte das letras são grandes possibilitando uma leitura sossegada e sem agressão aos olhos mesmo com as páginas sendo brancas. A capa é linda retratando o imperfeito herói Galaniel em sua majestade no combate contra os demônios da força de Balkatar.
 Recomendo INSURREIÇÃO a todos aqueles que gostam de enredos que contenham heróis humanos, forças malignas e cenas de luta pura.

LEIA OUTROS POSTS:

31 comentários:

  1. Oiii Bruno tudo bem?
    Eu sempre gostei muito de livros que trouxessem esse gênero e assunto que acima está debatido, achei também essa capa linda demais e quem sabe futuramente eu acabe dando uma oportunidade para a leitura, sua resenha ficou ótima e soube me conquistar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Morgs :)
      Dê uma chance a João Silveira e embarque no reino de Kor.

      Excluir
  2. Oi, Bruno, tudo bem?
    Ótima resenha, o livro parece ser realmente bem construído e a premissa é bem interessante. Vou pensar nele como opção de leitura.
    bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucy ^^
      A obra é bem construída mesmo. Pense com carinho e embarque nessa fantasia escrita por um autor nacional.

      Excluir
  3. Eu não conhecia o livro e achei o enredo bem atraente, eu gosto bastante de livros assim e acredito que seria uma boa leitura. Achei a sua resenha bem completa e que você falou sobre os principais pontos da leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beatriz :)
      Obrigado pelas palavras. Confesso que tive medo de deixar passar algo que senti durante a leitura. Mas ainda bem que consegui expressar tudo.
      Dê uma chance a obra.

      Excluir
  4. Olá, Bruno! Tudo bem?

    Eu não conhecia o livro e o autor, achei a premissa bem interessante. Gostei da sua resenha, foi bem claro em suas impressões. O livro parece ser realmente equilibrado e bem construído, fiquei interessado na leitura de O Último dos Guardiões. Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Yvens :)
      Que bom que gostou da resenha.
      Dê uma chance a esse enredo, tenho certeza que você não irá se arrepender.

      Excluir
  5. Olá Bruno!
    Apesar de ler bem pouco do gênero, amei suas considerações e sua atenção para alguns detalhes que fazem a diferença na hora de optarmos a leitura.
    O projeto gráfico bem interessante, gosto muito desses mapas que são colocados nesses tipos de histórias.
    Excelente dica!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila ^^
      São esses detalhes que não podem ser deixados de lado nunca numa resenha! Temos que apresentar os pontos positivos e negativos da obra, não é mesmo?
      Mapas são tudo de bom e na minha opinião deviam ser item chave e indispensável em qualquer fantasia medieval.
      Abraços.

      Excluir
  6. Gostei bastante de ler sobre essa história e fiquei bastante curiosa a respeito do universo criado.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Não conhecia o livro nem o autor, mas adorei poder conferir uma resenha sobre. A premissa é incrível e eu adoraria conhecer o universo dessa trama. Gostei das fotos e também o mapa (apesar de eu não saber me localizar muito bem nessas universos kkkkk). Fico feliz que tenha gostado e trazido a resenha até nós.
    Dica anotada aqui.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula ^^
      Obrigado pelo elogio. Tento sempre tirar fotos belas para enriquecer as resenhas.
      Mapas são tudo de bom e justamente é um item para se localizar. Kkk
      É muito difícil tentar se guiar num enredo que tem muitas localidades em diversas regiões.
      Quando puder dê uma oportunidade aos Oito.
      Abraços.

      Excluir
  8. Oiê!!
    Achei essa narrativa bem legal, adoro romances de fantasia com personagens fortes e instigantes. Adorei o mapa também, é lindo!! Adoro livros de fantasia com mapas, dá uma sensação de embarcar realmente no mundo em questão =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andrea:)
      Realmente, mapas nos permitem sermos teletransportados mais facilmente para os enredos ainda mais quando há menções diretas a lugares de outras regiões da história.

      Excluir
  9. Olá!! :)

    Eu confesso que nunca tinha ouvido falar deste livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura! :) Eu fiquei curioso...

    Eu adoro fantasia e gostei de saber desse mapa também! E ótimo que mesmo com paginas brancas a leitura fluida rapidamente!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá :)
      Por incrível que pareça as páginas brancas não me incomodaram mesmo. Se até e, que tenho uma exigência para as leituras no quesito conforto para a vista, li rápido e gostei tenho certeza que qualquer pessoa pode ler.
      Dê uma oportunidade a essa leitura nacional!!

      Excluir
  10. Olá, ainda não conhecia esse livro, mas depois de conhecer um pouquinho sobre os personagens e o universo em que se passa a história, é uma leitura que despertou meu interesse.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Adoro fantasia, mas infelizmente não ando muito por dentro da fantasia nacional. Gostei de conhecer o livro e o autor, gosto muito de mundos criados, sistemas próprios da história. Anotado.

    ResponderExcluir
  12. Oi Bruno, fantasias medievais são ótimas pedidas, pois adoro imaginar os cenários que os autores estão descrevendo. Apesar disso, tem algumas narrativas que acabam se arrastando por conta da descrição, espero que este não seja o caso, pelo menos fiquei com a impressão de que não foi.
    Dica anotada
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. A primeira vista Bruno eu gostei do enredo desse livro, ainda não conhecia e por ser tratar de fantasia é um ponto a favor, vou pesquisar mais sobre a obra. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro e o gênero não costuma me agradar, mas a leitura sendo de fácil entendimento me faz repensar se leria ou não.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Adoro livros de fantasia e faz tempo que não leio um. Gostei muito do enredo, que é bastante atraente e como elementos que parecem tornar a trama excelente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, ótima resenha, o livro é interessante.

    ResponderExcluir
  17. Oie.
    Não gosto de fantasia medieval, não flui comigo de maneira alguma justamente por conta de descrição de batalhas. E ao terminar de ler sua resenha tive a certeza de que a indicação realmente não é pra mim, cenas de luta não me agradam.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Esta é a primeira vez que leio algo a respeito deste livro e já gostei. Gosto de histórias com batalhas, heróis e fantasia, então acredito que este livro me proporcionará ótimos momentos de leitura.

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem? Como fã de uma bela fantasia heróica, claro que fiquei mega curiosa por essa história. Edição linda, com mapa e tudo, com certeza não seria uma oportunidade perdida: dica anotada! Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi. Acho incrível esse gênero, assisti várias adaptações cinematográficas, mas confesso que não li nada sobre. Preciso dar uma oportunidade à fantasia medieval, e sendo um nacional adorei a indicação. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  21. Olá,

    Acho que nunca li nada com essa premissa, até já li um livro sobre castas, mas nem um pouco parecido com esse livro. Adoro fantasias e estou lendo várias no momento, então, espero ter a oportunidade de fazer essa leitura por agora. Não conhecia a obra, porém acredito que será um livro excelente.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá! O livro parece ser realmente muito interessante. É bem bonita capa e a sinopse desperta nossa curiosidade. Gosto dessa temática. Gostei bastante da sua resenha, bem direta. Sucesso com o blog e boas leituras, bjo

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário, sua opinião é muito importante para deixar o blog na ativa! :D
Não precisa deixar o link do seu blog, caso tenha, pois farei questão de retribuir a visita.
Boa leitura!